24 de agosto de 2009

Princí­pios da Bioconstrução

Um texto que encontrei na Internet:

Princí­pios da Bioconstrução

- As casas têm que ser construí­das longe dos polí­gonos industriais e das principais rotas de tráfico;
- As casas têm que ser construí­das em lugares espaçosos com amplas zonas verdes;
- Os materiais de construção têm que ser naturais e não tóxicos;
- As casas têm que ser construí­das com materiais que não contribuem para a degradação meio-ambiental em nenhum momento de seu ciclo vital: extração, manufatura, instalação e uso, nem supõem a exploração de recursos limitados ou em perigo;
- Os materiais que se utilizem em muros, chãos e tetos têm que permitir a difusão do ar;
- Os materiais de construção têm que ser higroscópicos, isto é podem absorver e liberar o vapor de água, para que possam moderar a umidade interior;
- Os materiais das superfí­cies interiores têm que ser capazes de filtrar o ar e neutralizar as substí¢ncias poluentes que o acompanham;
- Tem-se que procurar um equilí­brio entre a capacidade de armazenar calor (massa térmica) e os ní­veis de isolamento térmico, com o fim de proporcionar uma temperatura interior agradável;
- Sempre que for possí­vel se recomenda utilizar calefação radiante e energia solar;
- As casas devem estar protegidas contra os ruí­dos externos e as vibrações infrasônicas;
- Tem-se que fazer um uso máximo da luz natural e das cores no interior;
- Têm-se que minimizar os campos eletromagnéticos, uma vez que se mantêm os campos magnéticos e elétricos naturais.


Princí­pios do Hannover

Os princí­pios do Hannover são um documento vivo, comprometido com a transformação e o desenvolvimento no conhecimento de nossa interdependência com a natureza, de maneira que se podem adaptar na medida em que nosso conhecimento do mundo evolui.
- Defende os direitos da humanidade e da natureza para coexistir de uma maneira saudável, sustentável, diversa e de apoio mútuo.
- Reconhece a interdependência. Os elementos do desenho humano interagem com o mundo natural de uma vez que dependem dele, com ampla e diversas implicação em qualquer escala. Estende suas considerações sobre o desenho para reconhecer inclusive os efeitos mais imprevisíveis.
- Respeita as relações entre o espí­rito e a matéria. Considera todos os aspectos de um assentamento humano, incluindo a comunidade, a moradia, a indústria e o comércio, em términos de conexões existentes e cambiantes entre a consciência espiritual e material.
- Aceita a responsabilidade pelas conseqüências derivadas das decisões que se tomam sobre desenho, conseqüências sobre os seres humanos, sobre a viabilidade dos sistemas naturais e seu direito a coexistir.
- Cria objetos seguros e com valor a longo prazo. Não carregue as futuras gerações com preocupações de manutenção ou de vigilí¢ncia do potencial perigo incluí­do nos produtos e processos do desenho atual.
- Elimina o conceito de resí­duo ou desperdí­cio. Avalia e otimiza o ciclo de vida completo dos produtos e processos que utilize, para te aproximar do estado dos sistemas naturais nos que nada se desperdiça.
- Confia nos fluxos naturais de energia. Os desenhos humanos deveriam obter sua força criativa da permanente energia do sol, igual a fazem todos os seres vivos. Incorpora esta energia em seus desenhos eficientemente e de uma maneira segura para que se dela faça um uso responsável.
- Compreende as limitações do desenho. Nenhuma criação humana dura eternamente e o desenho não resolve todos os problemas. Aqueles que criam e planejam deveriam praticar a humildade em relação com a natureza. Trata a natureza como um modelo e uma conselheira, não como um inconveniente.
- Busca melhorar constantemente compartilhando seus conhecimentos. Fomenta uma comunicação aberta e direta entre seus colegas, chefes, construtores e clientes, com o fim de vincular as considerações de sustentabilidade a longo prazo com a responsabilidade ética, e restabelecer a relação integral entre os processos naturais e a atividade humana.

- Veja também:
Vídeos Super adobe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...