23 de agosto de 2009

Um novo começo

Bem vindos ao blog Sustentabilidade Comunitária!

Estou criando este blog com o objetivo de difundir técnicas e conhecimentos para o desenvolvimento de comunidades auto-sustentáveis.

Mas o que são estas comunidades?

Vamos começar com o conceito de sustentabilidade. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Já no caso da auto-sustentabilidade existe ainda a preocupação de que as necessidades sejam supridas com recursos próprios. Comunidades são grupos humanos com forte coesão e população que varia entre 50 a 1000 pessoas. Esta definição é bem atrevida já que não existe uma forma consensual de definição e a Sociologia gosta mesmo é de trabalhar o conceito de sociedade, mais adequado para o modo de vida urbano.
Assim, as comunidades auto-sustentáveis são comunidades que buscam suprir suas necessidades imediatas com recursos próprios. O resultado é um modo de vida mais saudável, com uma menor concentração de poder e impacto sobre o meio ambiente.
Atualmente, recebemos cada vez mais tecnologias que nos colocam sobre uma dependencia e consequentemente sobre uma dominação. Daí a importancia de divulgar tecnologias que libertam as comunidades, permitindo que diferentes modos de vida possam co-existir.

Conheça também o grupo:
http://br.groups.yahoo.com/group/sustentacomuni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...