16 de setembro de 2009

Dissipando Mitos

Bom texto para conhecer os tipos de comunidades alternativas que existem.

Compilado do Fellowship for Intentional Communities, de outubro de 1996

O Que é Verdade Sobre Comunidades Intencionais:

1-Mito: Não há mais comunidades intencionais, elas desapareceram nos anos 60 e 70.

Fato: Nem tanto. Muitas daquelas comunidades sobreviveram e prosperaram e muitas comunidades novas tem sido formadas desde então. Uma significativa nova onda de interesse em comunidades intencionais tem crescido nos últimos anos.Nós listamos 540 comunidades intencionais na América do Norte na edição de 1995 de nosso Communities Directory -- acima de 300 em nossa edição de 1990/91. Várias centenas de comunidades (que se recusaram a serem catalogadas) estão em nosso banco de dados. Nós estimamos que são num total de vários milhares.

2.Mito: Comunidades intencionais são todas semelhantes.

Fato: Existe uma enorme diversidade entre comunidades intencionais. Muitas comunidades dividem terra ou moradia, mas o mais importante é que seus membros dividem uma comum visão e trabalham ativamente para levar avante seus propósitos comuns.
Contudo suas propostas variam largamente. Por exemplo, comunidades têm sido formadas para dividir recursos, para criar grandes famílias de vizinhos, para viver em um estilo de vida ecologicamente sustentável, ou para viver com os outros com quem conservam valores similares. Muitas comunidades são totalmente seculares, outras estão compromissadas com uma prática espiritual comum; muitas são espiritualmente ecléticas. Algumas estão focalizadas em valores igualitários e simplicidade voluntária, ou um trabalho mútuo de crescimento interpessoal. Ou rural homesteading (???) e autoconfiança. Muitas comunidades provém serviços, por exemplo ajudando refugiados de guerra, "sem teto", ou estimulando adultos ou crianças incapazes. Muitascomunidades operam conferências sobre assuntos rurais e centro de retiros, cura e centros de saúde, ou centros de educação para um "viver sustentável".

3.Mito: Comunidades intencionais são "comunas".

Fato: Muitas pessoas usam este termo reciprocamente, contudo, é mais provavelmente comumente usado o termo "comuna" para descrever uma particular espécie de comunidade intencional na qual membros vivem "comunalmente" em um senso econômico -- operando com uma comum tesouraria e dividindo o direito de posse de suas propriedades. Muitas comunidades intencionais não são comunas, embora algumas das comunidades mais ativas no movimento comunitário são comunas.

3.Mito: Muitos membros de comunidades são jovens – na faixa dos vinte anos.

Fato: Muitas comunidades são multi-geracionais. Nas centenas de comunidades norte americanas que temos conhecimento, muitos membros têm idade entre 30 e 60 anos, com alguns na faixa etária de 20 anos, alguns com 60 anos e outros mais velhos, e muitas crianças.

4.Mito: Muitos membros de comunidade são hippies.

Fato: Enquanto algumas comunidades de hoje podem traçar suas raízes no passado para a contra cultura dos anos 60 e 70, atualmente poucas identificam-se com o estereótipo hippie. (Além disso, muitas das características que identificam "hippies" de 25 anos atrás – cabelos longos, roupas brilhantes, consciência ecológica -- têm se integrado ao estilo de vida comum (estilo de vida principal).
No tocante à política, os membros de comunidade tendem ser da esquerda. Em termos de escolha de estilo de vida, eles tendem a trabalhar arduamente, a serem amantes da paz, uma consciência saudável, preocupação ecológica, e orientados para a família. Filosoficamente eles tendem a se voltar para uma forma de estilo de vida que aumente as suas opções para seus próprios membros, sem limitar a escolha dos outros.

5.Mito: Todas as comunidades estão fora do boondocks (???).

Fato: Enquanto 54% das comunidades catalogadas no Communities Directory de 1995 são rurais, 28% são urbanas, 10% estão situadas em região rural e urbana e 8% não especificaram.

6.Mito: Muitas comunidades intencionais estão organizadas ao redor de uma particular religião ou prática espiritual comum.

Fato: É verdade que muitos grupos têm um foco espiritual – e muitas das mais conhecidas comunidades históricas foram, tais como Amana e Oneida – de 540 comunidades norte americanas catalogadas no Communities Directory, 65% são seculares ou não especificaram, enquanto somente 35% são explicitamente espirituais ou religiosas.

7.Mito: Muitas comunidades intencionais têm uma forma de governo autoritário; eles seguem um líder carismático.

Fato: O contrário é verdade; a forma mais comum de governo é a democrática, com decisões feitas por alguma forma de consenso ou voto. De centenas de comunidades de que nós temos informação,64% são democráticas, 9% têm uma estrutura hierárquica ou autoritária, 11% têm uma combinação de democrática e hierárquica e 16% não especificaram. Muitas comunidades que formalmente seguem um líder ou um pequeno grupo de líderes têm mudado, nos últimos anos, para uma forma de governo democrático.

8.Mito: Todos os membros de comunidade pensam semelhantemente.

Fato: Pelo fato de que comunidades são por definição organizadas ao redor de uma comum visão ou proposta, seus membros tendem a conservar muitos valores e crenças em comum -- muito mais que divido em um típico grupo de vizinhos. Apesar disso, desagregações são uma ocorrência comum em muitas comunidades, como ocorre na sociedade comum. O objetivo da comunidade não é tanto eliminar conflitos, mas aprender a trabalhar com o conflito construtivamente.

9.Mito: Muitas comunidades são "cultos".

Fato: Muitos sociólogos e psicólogos sabem que a popular imagem do "culto" e "controle da mente" é distorcida. A American Psychological Association e a Society for the Scientific Study of Religion têm pesquisado que refutam a idéia de que religiões e outros grupos fazem sistematicamente lavagem cerebral em seus membros ou interferem com sua habilidade de pensar criticamente.
Embora o termo "culto" é usualmente entendido para identificar um grupo em que abusos ocorrem, seu uso freqüentemente diz mais a respeito do observador que do observado. Isto seria mais preciso se o observador dissesse "um grupo com valores e costumes diferentes dos meus; um grupo que me faz sentir não confortável e receoso". Muitas comunidades não são abusivas em relação a seus membros. As comunidades que são, especialmente aquelas inclinadas para a violência, podem atrair certa atenção o que falsamente implica que comunidades são geralmente abusivas. Em nossa experiência, a preponderante maior parte de comunidades seguem serenamente seus negócios e são consideradas bons lugares para se viver por seus membros – e bons vizinhos para pessoas que vivem ao redor delas.

10.Mito: Membros de comunidade têm pouca privacidade ou autonomia.

Fato: O grau de privacidade e autonomia em comunidades varia como a variabilidade das espécies de comunidades. Em algumas comunidades, indivíduos conservam suas próprias casas, sua própria terra e casa e têm sua própria independência econômica (talvez com divisão de facilidades, como em muitas cooperativas); seus grau de privacidade e autonomia está proximamente idêntico ao da sociedade ordinária. Contudo, em comunidades com estilo de vida espiritual ou religiosa (tais como monastérios ou alguns centros de meditação), privacidade e autonomia são tipicamente mais limitadas, como parte da proposta a partir da qual a comunidade foi organizada. Muitas comunidades estão localizadas no espectro entre estes dois pontos.
A tendência entre as comunidades intencionais que estão sendo formadas agora está mais direcionada para o controle individual que foi comum entre aquelas que foram formadas nos anos 60 e 70. Por exemplo, o segmento de maior crescimento entre o movimento comunitário é o co-housing (co-moradia), onde residentes desfrutam autonomia parecida com aquela de algumas idealizadas housing development. Encontrar um equilíbrio saudável entre as necessidades individuais e aquelas comunitárias é a chave para as comunidades dos anos 90 -- tanto para as comunidades intencionais como para sociedade ordinária em geral.

11.Mito: Muitos membros de comunidades intencionais vivem um estilo de vida pobre com recursos limitados.

Fato: Comunidades fazem uma variada escolha no tocante ao padrão de vida – algumas abraçam a simplicidade voluntária, enquanto outras dão a total ênfase ao acesso aos produtos e serviços da sociedade ordinária.
Comunidades tendem à fazer uma escolha cuidadosa à respeito do acúmulo e uso de recursos, decidindo o que está mais ajustado com a essência de seus valores. No tocante à escolha feita, quase todas as comunidades têm vantagem em dividir e das oportunidades da comum propriedade para permitir o acesso individual às facilidades e equipamentos. Eles não necessitam de sua própria privacidade ( por exemplo, ferramentas pesadas, máquinas de lavar, transporte de carga e em muitos casos... piscinas).
Em termos de acúmulo de material, comunidades desenvolvem-se como famílias: começam com recursos limitados, novas comunidades tendem à viver em simplicidade. Com a sua maturação, elas tendem à criar uma base economia estável e desfrutam um estilo de vida mais confortável – de acordo com seus próprios padrões.
Muitas comunidades estabilizadas (com 20 anos ou mais) têm construído impressionantes facilidades, algumas das quais são bastante inovativas em designer e materiais. O dinheiro para financiar estes benefícios têm vindo do sucesso dos negócios comunitários, alcançados a partir de manufaturados elétricos à produtos alimentícios, de serviços em computador à centros de conferência.

12.Mito: Muitas pessoas que vivem em comunidade estão fugindo de responsabilidades.

Fato: Muitas pessoas escolhem viver em comunidades porque esta oferece uma forma de viver que é diferente, em vários pontos de vista, da sociedade ordinária. Viver em comunidade não elimina toda responsabilidade diária, muitos membros comunitários criam famílias, mantém terras e reparam construções, trabalham para viver, pagam taxas, etc..
Ao mesmo tempo, membros de comunidade percebem seus estilos de vida com mais cuidado e satisfação que os da cultura ordinária e por causa disto -- e o aumentado tempo livre que resulta da fusão de recursos e de habilidades especializadas – muitos membros de comunidade sentem que eles podem engajar mais eficientemente com a sociedade ordinária. De fato, muitos membros comunitários estão profundamente envolvidos com sua sociedade ordinária de vizinhos e freqüentemente se oferecem como membros ou mesmo como líderes de várias organizações locais de mudança cívica e social.

Fonte:
http://www.geocities.com/Heartland/Creek/4760/dissip.htm
Original em inglês:
http://www.ic.org/pnp/myths.php

- Veja também:
A Comunidade Alternativa
Poder, Decisões e Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...