15 de outubro de 2009

Transporte Sustentável

Transporte é o movimento de pessoas ou produtos entre diferentes locais. Esse texto vai tratar deste tema sobre a visão da sustentabilidade comunitária. Sendo assim as soluções de transporte podem ser divididas entre transporte interno (movimentação dentro da comunidade) e transporte externo (movimentação entre comunidades).

Os meios de transporte

As tecnologias para o transporte serão divididas aqui pelo meio: Transporte terrestre, aquático, e aéreo.
Na escolha dos meios de transporte que serão utilizados é necessário levar em conta aspectos locais:

- A comunidade tem a possibilidade de produzir o combustível?
Para transporte de tração humana toda a comunidade tem o "combustível". Agora outros combustíveis como a gasolina são de baixa sustentabilidade comunitária, ou seja, dificilmente uma comunidade terá uma produção independente. Outras fontes de energia são o alcool, biodiesel, lenha, animais (cavalo, bois, etc.), ou mesmo o vento.

- A comunidade tem a possibilidade de manutenção do meio de transporte?
Para ser sustentável, a comunidade precisa ser capaz de manter o meio de transporte. Isso significa construir oficinas, estábulos, etc. Adquirir equipamentos e ferramentas para a manutenção como chaves de boca, alicates, macaco, etc. Cada veiculo possuí um conjuto particular de ferramentas para a realização dos consertos e da manutenção preventiva. E cada manutenção exige um conjunto próprio de conhecimentos. Logo se percebe que uma comunidade não pode utilizar um grande número de meios de transporte sofisticados, se quiser ser sustentável. Principalmente quando se usa veículos que não são produzidos na comunidade é importante possuir peças sobressalentes, ou mesmo um segundo veículo de mesmo modelo.
No caso do transporte interno, a comunidade também deve ser capaz de manter caminhos, trilhas, trilhos, calçadas, etc., ou seja, a estrutura física que possibilite um transporte rápido, seguro e sustentável.

- A comunidade tem a possibilidade de produzir o veículo?
Observando o que digo no item acima, não creio que se faça necessário a produção comunitária do veículo para que o transporte seja sustentável. Porém, é preferível que essa produção seja comunitária. Vários tipos de veículos podem ser produzidos em nível comunitário como por exemplo bicicletas, carros de bois, carroças, etc.

- Transporte terrestre:
É o transporte que é realizado por terra. Sendo assim, nenhuma comunidade humana pode existir sem utilizar soluções para esse tipo e transporte. Esse caratér obrigatório só diz respeito ao transporte interno pois numa ilha ou em futuras colonias espaciais se faz necessário o transporte aquático ou espacial. Apessar de ser o principal tipo de transporte da Civilização Ocidental, deve se tomar cuidado pois não é, necessariamente, o melhor tipo para o transporte externo.

O transporte rodoviário (feito por estradas, rodovias, ruas) tem baixa sustentabilidade comunitária pois a infraestrutura física geralmente é construída e mantida por Estados ou empresas. Poder sobre essas vias é altamente centralizado, logo tendem a atender mais o interesse por votos ou lucro do que a necessidade de locomoção. Neste sentido é preferível utilizar veículos que não necessitem desta infraestrutura ou construir e manter uma infraestrutura livre em parceria com uma comunidade vizinha. O mesmo vale para o transporte ferroviário e o transporte tubular.

- Transporte aquático:
É o transporte que é realizado por água. Para poder ser usado é necessário que a comunidade esteja próxima de um curso de água navegável. Como a maior parte da superfície do nosso planeta está coberta por água, é um transporte muito interessante para vencer grandes distâncias. O movimento pode ser adquirido com ajuda do vento no caso de embarcações à vela.

- Transporte áereo:
Apesar de não saber citar nenhuma comunidade que utiliza esse tipo de transporte creio que seja possível uma comunidade optar por utilizar um pequeno avião, um balão, etc. como meio de transporte. Teleféricos também são considerados meios de transporte aéreo. Eles podem combrir uma distância de 13km. E por que não incluir também as tirolesas, que podem cobrir até 2km. Não necessariamente é um meio de transporte tripulado se pensarmos por exemplo nos pombos correios.

- Transporte espacial:
É o transporte realizado pelo espaço, fora do planeta Terra. Ainda não é aplicável em nível comunitário pois ainda não existe nenhuma comunidade fora do planeta. O conhecimento que se tem hoje sobre isso é voltado para a centralização de poder. Futuramente se contruirá um novo paradigma que permitirá o desenvolvimento sustentável do transporte espacial.


Índice: Postagens sobre transportes
Postagens sobre combustiveis estão na seção Energia

Videos Manutenção de Bicicletas
Videos Furoshiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...