22 de dezembro de 2010

Calendário Alternativo

Por Adrian Rupp



Correções publicadas em 22 de dezembro de 2010

A partir de um debate percebeu-se várias falhas sérias de sincronidade do calendário que eu propus em relação ao ano Solar, já que a proposta inicial era um ano de 364 e um ano de 365 o que resultava numa média de 364,5 dias.
Para consertar de modo a permitir a sincronidade com o ano solar mantenho o sistema de ano bissexto usado no calendário gregoriano. Mas acrescento um dia ao final de cada ano, mantendo como data inicial o solstício de inverno.
Se por algum motivo não for mais possível seguir as complexas e incompletas regras de definição de anos bissextos, podemos simplesmente usar o próprio solstício para redefinir o início do ano.


Calendário Alternativo

Uma vez que se mora numa comunidade auto-sustentável não há mais porquê seguir o calendário gregoriano. Já é sabido sobre sua irregularidade, o que faz com que as pessoas sejam controladas pelo tempo e não o tempo seja controlado pelas pessoas.

Apresento aqui um calendário solar alternativo e regular. Creio que este calendário poderá devolver o poder sobre o tempo para as comunidades. Isso porque ele é bastante simples de se construir e porque sua regularidade permite um maior controle sobre o tempo.

Desvantagem deste calendário alternativo

1. Por este calendário possuir 13 meses, não podemos agrupar de forma exata os meses em dois ou quatro grupos iguais.
2. Para comunidades muito próximas ao equador do planeta, o solstício não é uma data tão significativa e as estações são mais parecidas, tornando este calendário menos relevante, porém poderá ser usado também, apesar disto.


Vantagens deste calendário

1. Já respondendo a primeira desvantagem apresentada acima, neste calendário alternativo o ano não é dividido num numero exato de meses, mas é dividido conforme as estações climáticas, correspondendo o meio do ano ao início da estação aposta a que o ano começou. Podemos ainda subdividir estas metades utilizando os equinócios como referencia. Assim as subdivisões não são arbitrárias como ocorre com o calendário gregoriano, mas são sincronizadas com os ciclos naturais.
2. Inicio do ano sincronizado com o ciclo solar. Neste calendário alternativo temos algo realmente acontecendo no início do ano em vez de usarmos um dia que não significa nada na natureza. Esta mudança representa também um alinhamento entre o tempo humano e o tempo natural.
3. Domínio sobre o tempo. Por possuir uma regularidade no número de dias no mes, podemos facilmente calcular quando irão ocorrer eventos ciclicos como fases da lua, ciclo menstrual feminino, ou qualquer outro evento com um número fixo de dias.
4. Simplicidade. Este calendário é muito mais simples que o calendário gregoriano. Ninguém precisa entender todo o funcionamento e construção para utilizá-lo. Mesmo alguém que vive sob o calendário gregoriano, pode convertê-lo para uso pessoal, mesmo que seja muito melhor uma adoção comunitária.


Descrição do calendário alternativo

- Início do ano: Dia seguinte ao solstício de inverno.
Para saber quando é o solstício de inverno pode-se usar tabelas, usar calculadoras específicas ou simplesmente controlar a sombra do Sol ao longo do ano. Neste dia a sombra alcança o maior comprimento e passa a reduzir em relação aos demais dias.

- Meses:
Serão 13 meses de 28 dias exatamente. Assim todas as semanas terão 7 dias. Com este sistema é fácil calcular qualquer evento cíclico:

Ciclos de 28 dias sempre no mesmo dia do mês.
O ciclo menstrual feminino vai começar sempre no mesmo dia do mês (se for regular).

Ciclos de 30 dias só acrescentar dois dias. Para saber a próxima Lua Nova basta somar dois dias ao dia da última Lua nova.

E assim por diante.
O meio do ano se dará no 7º mês, mais precisamente do dia 15, que marca o solstício de Verão e o inicio do Verão no hemisfério Sul.

- Duração do Ano: 365 ou 366 dias:
Cada ano inicia no dia do solstício de inverno e termina no dia anterior ao solstício. A melhor maneira que encontrei de sincronizar isso foi definir que um ano terá 365 dias e terremos um dia a mais a cada quatro ano, seguindo as regras de anos bissextos do calendário gregoriano. Assim o ano tem 29 dias no último mês e 8 dias na última semana. No caso de falhas se usa simplesmente o solstício como referência.


- Em que ano estamos?
O calendário gregoriano teoricamente inicia no nascimento de Jesus Cristo, porém sabemos que isso é falso. Creio que cada comunidade deve escolher o ponto inicial da contagem dos anos. Não consigo imaginar um ano que se destaque universalmente. Uma idéia é contar apartir da fundação da comunidade. Pode-se também nomear os anos de forma ciclica com algo que faça sentido para a comunidade.


- Nomes dos meses e dias da semana
No calendário gregoriano os nomes dos dias da semana e dos meses são vazios de significado para a maioria das pessoas. No calendário alternativo podemos nomeá-los de forma a dar conteúdo à eles. Por exemplo, se a floração da macela ocorre no mes 9, podemos chamá-lo de mês da macela ou simplesmente macela. A observação local ao longo dos anos pode precisar o que ocorre de mais relevante em cada mês, para nomeá-los de forma significante.
Sugiro também o uso do sinal gráfico '\' no lugar de '/' assim datas que são representadas assim '30/12/01' serão representadas no calendário alternativo assim: '28\13\01'. Ou outro sinal gráfico que destaque que a data não é do calendário gragoriano.


Como converter datas

Como este calendário alternativo é regular a conversão de datas é fácil. Primeiro se define que dia começou o ano no calendário alternativo. Se o solstício de inverno for dia 21 de junho, o ano no calendário alternativo começa 21 de junho. O próximo passo é contar quantos dias existem entre a data que queremos converter e o início do ano.

Exemplo:

Data que queremos converter: 23 de novembro de 2007

Passo 1:
Definir o primeiro dia do ano.
Solstício de inverno:
21 de junho de 2007
Então a data do ano novo do calendário alternativo é:
21 de junho de 2007

Passo 2:
Contar quantos dias existem entre o ano novo do calendário alternativo e a data que queremos converter.
Para isso podemos usar uma calculadora de dias encontrada na internet. Guarde o conteúdo completo do seguinte endereço eletrônico:
http://www.aondefica.com/af2guiaaf.asp?s=38
Gravando a página você pode contar dias no computador mesmo não estando conectado à Internet.

Dias entre 21 de junho de 2007 à 23 de novembro de 2007:
123 dias

Passo3:
Converter a data fazendo uma divisão:
123/28 = 4,3928571
A parte inteira representa o número de meses.
0,3928571*28 = 11
(0,3928571 vezes 28 igual a onze)
Este resultado representa o número do dia.

Assim:
23 de novembro de 2007 = 11\05 no calendário alternativo.

Para saber em que dia se faz aniversário é necessário converter a data de nascimento.


Outra maneira de converter é programar uma agenda digital para converter todos os dias de um período.
Exemplo:
Programar a conversão do fim do ano 2010 em diante.

Passo 1:
Definir o primeiro dia do ano.
Solstício de inverno:
21 de junho de 2010
Então a data do ano novo do calendário alternativo é:
21 de junho de 2010

Passo 2:
Crie um novo evento na agenda digital sem horário definido no dia 21 de junho de 2010. Chame este evento de 'Dia1' ou algo semelhante.
Defina este evento como recorrente. Coloque na configuração que este evento se repetirá a cada 28 dias. Defina a data de termino como sendo 1 anos depois. Descubra quando será o solstício, no exemplo é 20 de junho de 2012.

Passo 3:
Faça o mesmo para definir o 'dia2', 'dia3'... até o 'dia28'.

Esse passo a passo é genérico para agendas computadorizadas, que estão disponíveis para vários sistemas operacionais e podem ser encontradas em computadores, palmtops, celulares, etc. Eu pessoalmente uso o programa Orange para Linux.

Para quem tem o problema de viver sob o gregoriano, pode-se optar também por simplesmente imprimir um calendário alternativo e marcar quando começa cada dia do mês no calendário gregoriano.


Fontes de informações usadas para criar o calendário:
http://web.archive.org/web/20080618174753/http://astro.if.ufrgs.br/estacoes.html
http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm
http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm



- Veja também:
Informática Sustentável
ECOVILAS: UM DESAFIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...