17 de setembro de 2010

Bonsai

Por Adrian Rupp



Bonsai é a arte oriental de se cultivar árvores em bandeijas. Sua prática ajuda o artista a desenvolver a sensibilidade, paciencia e dominio da fisiologia das árvores. Mas o mais interessante de se apresentar aqui neste blog são as aplicações práticas.

A prática do bonsai nasceu na China a partir da necessidade de preservar espécies que eram perdidas durante o inverno. Portanto, tal costume tem incrível potencial como estratégia de preservação da biodiversidade. Tanto para preservar espécies nativas de condições climáticas inesperadas, quanto para permitir o cultivo de espécies exóticas que por sua dimensão normal e exigencias climáticas seriam impossíveis de serem cultivadas por outra técnica.

Mas para que cultivar bonsai de espécies exóticas?
Cultivar espécies exóticas pode ameaçar a biodiversidade local na medida em que interagem com o ambiente alterando o equilibrio biológico. Principalmente quando são plantas invasoras que podem tomar toda as áreas. Isso não ocorre quando se cultiva exóticas em forma de bonsai.
Outra vantagem é que podemos controlar as condições climáticas e o tipo solo o que seria impossível com uma árvore.

Um bonsai pode ser feito apartir de qualquer árvore, arbusto ou trepadeira lenhosa. Criar bonsais de espécies nativas presentes na comunidade pode parecer inútil, porém, fazendo isso podemos ter uma segurança contra qualquer imprevisto que ocorra com nossas árvores.

Tudo isso amplia a diversidade de espécies disponíveis para a comunidade. Com a vantagem adicional de ocupar apenas uma pequena parcela do espaço que seria normalmente necessário.

O bonsai tem todas as características de seu exemplar natural com a excessão das dimenções. Assim, raizes, ramos, folhas, frutos, etc. podem ser extraídos. Não só podem como devem ser retirados para manter as dimensões da planta. Bonsai não recebem nenhum tipo de alteração química ou genética para serem pequenos. O que é feito é apenas o controle do crescimento através de podas constantes e do confinamento em pequenas bandeijas. O uso de adubos químicos constuma ser recomendado por especialistas, mas não é realmente necessário. Porém é importante ter ciência de que o substrato se esgota rapidamente e deixa de ser alimento para o bonsai.

Vejo como sendo bastante limitado o potencial do bansai de fornecer alimentos, óleos, porém acredito no potencial para fornecer sementes ou como planta medicinal ou planta tinctória. A capacidade de uma comunidade de tratar ou curar doenças está diretamente ligada a sua biodiversidade. E nestes casos possuir um grande banco de sementes não é o bastante. É preciso ter a materia-prima disponível para uso imediato.

Bonsai na Educação

Outro potencial dos bonsais pouco desenvolvido é seu uso na educação. Crianças e jovens podem ser ensinados a cultivar bonsais e assim ter conhecimentos práticos sobre como funcionam as plantas.
É muito mais fácil se esquecer de algo que a gente leu do que de algo que a gente viveu. Cultivar um bonsai significa vivenciar páginas e páginas de conhecimentos de botânica.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bonsai
http://www.bugei.com.br/bugei/mentais/bonsai_hist.asp
http://www.terrabonsai.com.br/info_faq.aspx

- Veja também:
As Plantas Medicinais
Praticar Culturas para um abastecimento alimentar em continuidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...