13 de novembro de 2010

Condições Ambientais

Por Adrian Rupp

Cada ambiente possui um conjunto próprio de características que representam desafios e vantagens específicas. Por exemplo, uma comunidade localizada numa região com baixa insolação terá problemas em aproveitar a energia solar, por outro lado, não precisará se preocupar com proteção contra o Sol.

Os elementos que compõem um ambiente local são muitos e incluem: a insolação, o clima, a fauna, a flora, a altitude, a distância de um oceano, os indíces pluviométricos, a proximidade de áreas urbanas, acidez do solo, etc. Conhecer estes fatores, e além disso comparar com regiões vizinhas, é fundamental para traçar estratégias de sustentabilidade comunitária. Dificilmente uma comunidade irá dominar o conhecimento sobre todos os elementos do seu ambiente e normalmente apenas se adapta a ele, e desta forma deixa de aproveitar parte do potencial do ambiente.

Não estou sugerindo aqui uma exploração insustentável dos recursos, que busca aproveitar tudo ao máximo sem preocupação com a possibilidade de esgotamento e a consequente escazes. O que sugiro aqui é a tomada de consciencia sobre o ambiente local e com isso direcionar a implementação de tecnologias sustentáveis mais adequadas.

Atualmente o acesso à estas informações é facilitado pela Internet. Possivelmente isso deixará de ocorrer no futuro. Normalmente tais informações são encontradas em tabelas ou mapas. É importante destacar que a realidade apresentada em tais mapas e tabelas não contempla a dinâmica do ambiente real. Deste modo, alguns fatores ambientais podem exigir monitoramento inclusive com o uso de instrumentos.

Vários instrumentos usados para monitorar as condições ambientais podem ser construidos pela própria comunidade. Normalmente há também opções que não dependem de eletricidade como por exemplo um pluviômetro. Ainda mais se abrimos mão das unidades de medida convencionais e adotarmos unidades específicas para tais instrumentos.

Alguns exemplos de aproveitamentos:

Alta insolação: técnicas de desinfetar água, roupas, etc. com o Sol; uso de fogão solar; uso de energia solar;

Muitas chuvas: coleta descentralizada de água da chuva para limpeza, irrigação, refrigeração, etc; sistemas de purificação para tornar a água da chuva potável; maior uso de tecnologias q usam água como relógios d'água.

Proximidade do mar: uso ampliado de tecnologias que usam areia como ampulhetas, construção com super adobe, etc; uso de baterias de água salgada;

Muito vento: uso de energia eólica para irrigação, bombeamento de água, produção de energia elétrica; transportes movidos à ventos terrestres, aquáticos, aéreos; secagem de roupas.

A seguir alguns mapas globais apresentando algumas características ambientais. O ideal é utilizar mapas regionais, o que permite saber o que nossa comunidade pode oferecer para comunidades vizinhas por exemplo. Mas uma visão global também pode ser interessante.

Mapas ambientais











- Veja também:
Estratégias de Sustentabilidade Comunitária
Calendário Alternativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...