4 de novembro de 2010

Jaboticaba



Nome científico: Myrciaria cauliflora

Nomes populares: jaboticabeira, jabuticaba, jaboticaba

Descrição:
A árvore, de até 10 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro. As folhas, simples, opostas e lanceoladas tem até 7 cm de comprimento. Flores brancas. Frutos globosos, de tamanho variavel (diametro entre 1,6 a 2,9 cm.), O peso do fruto final é de cerca de 5 g, cor variada (roxa, branca, verde, rosada) quando maduros, polpa branca, saborosa e doce, com 1 a 4 sementes amareladas.

Dispersão:
A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves.

Floração:
Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.

Ocorrencia:
Ocorre na América do Sul, na Bolívia, Brasil e Paraguai, e na América Central, em Honduras e El Salvador.
No Brasil, é encontrada em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.
Mais comum em planícies aluviais da beira de rios e baixadas da mata pluvial e das submatas de altitude, principalmente de pinhais; é rara na mata primária sombria.


Variedades:
Jabuticaba Sabará (Myrciaria jabuticaba (Berg)): Mais famosa, mais cultivada e mais doce.

Jabuticaba Açu Paulista (Myrciaria cauliflora (Berg)): frutos grandes de sabor levemente adstringente, consumidos "in natura", com maturação tardia, alta produtividade.

Jabuticaba Ponhema: muito produtiva, frutos grandes ligeiramente amargos,usada na produção de geléia.

Jabuticaba Precoco: frutificação freqüente, frutos pouco resistentes, com casca muito fina.

Jabuticaba Vermelha: porte baixo, frutos vermelho-vinho.



Cultivo:
As sementes podem ser plantadas com a polpa, mas para armazená-las é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar à sombra.
O cultivo de enxertos é mais simples que desde a semente. Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa e vivem menos tempo, embora produzam mais jovens.
A taxa de germinação das sementes de jabuticaba é baixa. A planta jovem precisa ser mantida em ambiente semi-sombreado nos primeiros meses de vida.
Por perder poder germinativo facilmente a semente deve ser posta a germinar até 5 dias após a sua obtenção.
É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita.
O comportamento reprodutivo da jabuticabeira, avaliado em ramos marcados, e ocorrência de flores e frutos, mostrou que quanto mais grosso o ramo, maior a ocorrência de flores e frutos por metro.
O fruto amadurece em cerca de 3 semanas após o florescimento e até 5 colheitas podem ser feitas por ano, em condições ideais de clima e cultivo.
A colheita é feita à mão, com auxilio de escadas; os frutos são colocados em sacos a tiracolo (sem deixar cair no chão). Desses sacos passam a cestas ou caixa pequena (para evitar esmagamento) sem forro (para circular ar). Tendo casca consistente o fruto apresenta boa conservação e resiste bem ao transporte. Uma jaboticabeira pode produzir 200 Kg, 500 Kg, 800 Kg e até acima de 1.000 Kg (sabara) de frutos por ano. A planta inicia produção entre 5º a 8º ano, mas pode demorar até 10 anos. A produção pode prolongar-se por 30 anos ou mais.


Pragas e Doenças

Pragas:
Cochonilhas: Capulinia spp, Homoptera, Asterolecaniidae. Sem carapaça, recoberto de pó branco, o inseto localiza-se na casca de tronco, galhos e ramos e pagina inferior das folhas.
-Controle: com luvas ou pedaços de aniagem friccionar galhos e ramos para expor o inseto; em seguida pulvereza-se óleo mineral a 1% a 1,5% ou óleomineral (750cm3) + diazinom 60 E (100 cm3) ou malatiom 50 CE (200 cm3).

Broca-das-Mirtáceas: Timocrata albella (Zeller 1839) Lepidoptera, Stenomidae. O adulto é mariposa de corpo e asas brancas; a lagarta desenvolvida tem coloração violeta e 25-35 mm. de comprimento. Agromeração de excrementos e pedaços de casca ligados por fios de seda em tronco e ramos são sinais da praga.
-Controle: tira-se a camada de excremento e injeta-se 2-3 cm. de gasolina ou paratiom no orifício e fecha-se o orifício com barro ou cera de abelha.

Gorgulho da Jaboticaba: Conotrachelus myrciariae (Marsh, 1929) Coleoptera, Curculionidae - Adulto, besouro amarelado e larva (lagarta) branca, sem pernas, que alcança 9 mm. de comprimento. A lagarta devora polpa e sementes.
-Controle: Catação / destruição de frutos atacados, pulverização de frutos com Fentiom 50 CE (200 / 100 l. de água) ou Paratiom 60 E (100 ml. / 100 l. de água).

Doenças:
Ferrugem: Puccinia psidii Wint. (fungo) - Doença afeta folhas, botões, flores, frutos e ramos; manchas necroticas circulares. cobrem-se de massa pulverilenta de cor amarelo-vivo (frutificações do fungo).
-Controle: pulverizações com calda bordalesa ou fungicidas cupricos ou com mancozeb ou benomyl.


Uso na alimentação:
Os frutos são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre. Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.
Estão presentes na polpa da jabuticada: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina (ajuda a reduzir o colesterol) e a peonidina, alé de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul arroxeada da jaboticaba. Tais antocianinas tem importante ação antioxidante e podem ajudar diabéticos.
Os frutos podem ser consumidos diariamente.

Benefícios da jabuticaba à saúde - "Protege e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno – principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade; protege contra a aterosclerose; combate as rugas, reduzem a produção de histamina (o que aumenta a resistência do organismo contra a agressão de certas substâncias mutagênicas), o colesterol comum e o LDL (o mau colesterol) e os radicais livres; melhora a circulação sangüínea periférica..."


Uso medicinal:
utiliza-se o suco fresco e o chá da casca nos casos de alergias, imunodeficiências, fragilidade capilar, doenças degenerativas da visão, amigdalite, angina pectoris, disenterias (infecção intestinal), varizes e erisipela (doença cutânea infectocontagiosa aguda); o chá e o xarope (com mel) da entrecasca (a película transparente que fica entre a casca e a polpa da fruta) e polpa da fruta, nos casos de anemia, estresse, asma, bronquite, gripes e resfriados.

Amidalite crônica:
Ferver 30g de bagaço da fruta em meio litro de água, coar e fazer gargarejos várias vezes ao dia.

Como fazer o xarope de jabuticaba:
Ingredientes:
1 Kg de jabuticabas,
½ litro de água e
1 ½ Kg de açúcar.

O modo de fazer:
1) ferver as jabuticabas na água até que desmanchem;
2) coar o suco em flanela;
3) juntar o açúcar e levar ao fogo até consistência de xarope, tirando sempre a espuma.


Uso madeireiro:
a madeira, resistente, é destinada ao preparo de vigas, esteios, dormentes, obras internas e móveis.

Outros Usos: As cascas servem para produzir um corante usado para vinhos e vinagres. Também usada como planta ornamental.

Fontes (em ordem de relevância):
http://www.seagri.ba.gov.br/jabuticaba.htm
http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=17055
http://www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/535/jaboticaba-uma-fruta-nota-mil
http://ensaiosbotanicos.blogspot.com/2008/07/jabuticaba.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jabuticaba
http://www.ednatureza.com.br/jabuticaba.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/jabuticaba/jabuticaba-2.php
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/holismo_jabuticaba.htm



- Veja também:
As Plantas Medicinais
Receitas de Geléias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...