23 de junho de 2011

Como enviar um sinal de fumaça

por Charles W. Bryant - traduzido por HowStuffWorks Brasil



Introdução

Nos filmes de velho oeste, os produtores mostravam os americanos nativos como mestres da comunicação com sinais de fumaça. Isso pode ter rendido filmes interessantes, mas a realidade sobre a maneira como eram usados os sinais de fumaça não é tão complexa. Eles eram sistemas de mensagens simples usados para enviar transmissões básicas para longas distâncias.

Uma desvantagem dos sinais de fumaça era que o inimigo também podia vê-los. Por essa razão, não existia um único código para as transmissões e cada tribo tinha seu próprio sistema. O significado da mensagem era pré-determinado e conhecido somente pelo remetente e pelo destinatário do sinal. Uma tribo podia enviar uma mensagem informando que o inimigo estava próximo ou que uma doença havia abalado o acampamento. Esse sistema também podia ser utilizado para anunciar o resultado de uma batalha ou para pedir reforços. Para enviar sinais sobre longas distâncias, as tribos montavam um conjunto de fogueiras para confirmar a mensagem. ­

Os americanos nativos não foram os únicos a utilizar sinais de fumaça para se comunicar. Soldados chineses posicionados ao longo da Grande Muralha da China usavam sinais de fumaça para transmitir mensagens de ataque iminente de uma torre de observação para a outra. Eles usavam uma mistura de esterco de lobo, salitre e enxofre para criar uma fumaça densa facilmente vista à distância. Passando a mensagem de torre a torre, eles eram capazes de levar a informação a até cerca de 482 quilômetros de distância em apenas algumas horas.

Embora os rádios de duas vias e faróis de emergência tenham tornado os sinais de fumaça coisa do passado, os grupos de escoteiros ainda ensinam como fazer sinais de fumaça. A razão para isso é melhor explicada no lema dos escoteiros: "Sempre alerta". Nunca se sabe quando algo pode acontecer e fazer com que você fique perdido e isolado na floresta. Ninguém planeja isso, então estar sempre alerta e saber como enviar um sinal de segurança é uma boa ideia para qualquer entusiasta da vida ao ar livre, não apenas para os escoteiros.

Nesse artigo, veremos quais tipos de mensagens eram enviadas por sinais de fumaça e também como você pode fazer isso sozinho.


Enviando sinais de fumaça

A primeira coisa que se precisa para criar um sinal de fumaça é uma fogueira. Construa sua fogueira em uma área aberta o mais alto que puder. O objetivo é fazer com que o sinal seja visto a quilômetros de distância, então uma clareira no topo da montanha é um bom local. Após conseguir fazer uma fogueira, acrescente vegetação, galhos e gravetos verdes a ela. Isso irá suavizar as chamas e criar uma fumaça branca e densa.

Para enviar a mensagem, molhe um cobertor para impedir que ele queime e jogue-o sobre a fogueira acesa. Quando a fumaça abaixar, levante o cobertor para enviar uma nuvem céu acima e então, coloque o cobertor de novo. Isso irá enviar uma mensagem de nuvem. O que a mensagem transmite é assunto seu e de seu destinatário. Você pode repetir essa ação para criar a uma mensagem de duas e três nuvens.

Mesmo que isso pareça uma forma de comunicação extremamente básica, você precisa se lembrar de que o importante é o que as nuvens de fumaça representam. As mensagens que as tribos de americanos nativos enviavam eram simples, mas muito importantes. Veja a seguir alguns sinais comuns usados pela tribo de índios Apache:

Uma nuvem: enviar uma única nuvem de fumaça era normalmente um sinal de atenção. Isso significava que algo incomum estava acontecendo, mas que não havia razão para alarme ou perigo iminente. Era geralmente uma advertência para sinais futuros.

Duas nuvens: um sinal de duas nuvens significava que tudo estava bem e que o acampamento estava estável e seguro. Indicava também que o emissor ficaria em sua locação atual até segundo aviso. Se o acampamento fosse mais permanente, uma mensagem contínua de duas nuvens era enviada para fazer com que tribos vizinhas soubessem que o acampamento permanente estava próximo e seguro. Essa era uma mensagem importante, já que as tribos de americanos nativos frequentemente mudavam de acampamentos de acordo com as estações e com a disponibilidade de recursos e de segurança.

Três nuvens: esse era um sinal de alarme, assim como é com os escoteiros de hoje. Os índios avisavam sobre os inimigos que se aproximavam ou marcavam o início de uma batalha com esse sinal. Colunas de fumaça contínuas indicavam um perigo maior e pedido de ajuda.

Fonte: http://viagem.hsw.uol.com.br/enviar-sinal-de-fumaca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...